Com o projeto de revitalização pronto para recuperar a parte estrutural do HPS, com uma arrecadação de doações, em torno de 8 milhões de reais, o Prefeito Marchezan decide retirar Dr. Amarilio Vieira de Macedo Neto da Direção Geral do HPS.
AQUI FICA UMA REFLEXÃO DOS VERDADEIROS INTERESSES QUE ESTÃO POR TRÁS DESTA DECISÃO:
O que será feito das doações arrecadadas?
O projeto de revitalização terá continuidade?
Ou irão continuar precarizando e sucateando o HPS para justificar uma privatização?
Abaixo carta de despedida do Dr. Amarilio Vieira de Macedo Neto:
VIDA LONGA AO HPS
Ao final de uma jornada, o agradecimento a todos que dela fizeram parte
Amarilio Vieira de Macedo Neto
Em fevereiro de 2017, ao tomar posse como diretor do Hospital de Pronto Socorro, assumi o compromisso de fazer valer, e crescer cada vez mais, o respeito dos cidadãos ao nosso HPS.
Ao longo dos dois anos e oito meses em que estive à frente do cargo, lutei para honrar esse compromisso.
Desenhamos a nova enfermaria do segundo andar, mantendo o número de leitos, criando leito de isolamento e, pela primeira vez na história do HPS, tendo quartos com banheiro. A licitação para construção está finalizada. Também propusemos uma Unidade de Internação Pediátrica com 7 leitos, ao lado da UTI Pediátrica.
O Projeto HPS do Futuro entrou no rol dos programas estruturantes da Prefeitura Municipal. E significa a construção de um edifício de 7 andares para futuramente albergar os pacientes em modernas instalações. A primeira versão do Termo de Referência está pronta.
Asseguramos os atendimentos apesar da carência de recursos humanos. O hospital, como sempre ao longo de 75 anos, cumpriu sua missão de salvar vidas.
Valorizamos o papel acadêmico e de educação continuada de nossa instituição, caraterísticas pioneiras que se encontravam em segundo plano. Recriamos a Direção Científica, mas fomos vencidos por um organograma que a removeu.
Buscamos fortalecer parcerias existentes e estabelecer novas, a fim de viabilizar recursos para revitalizar o hospital que tanto necessita de reformas para continuar atendendo os cidadãos com qualidade e segurança.
Há meses, vinha me reunindo com o grupo Amigas do HPS, formado por senhoras da sociedade gaúcha que alavancaram o movimento para o início das doações à Fundação Pró-HPS, responsável por levar a cabo o Projeto de Revitalização.
Trinta e quatro dos mais renomados artistas gaúchos doaram quadros e esculturas para o Jantar Beneficente organizado por esse grupo, que acontecerá em novembro, nos dois salões principais da Associação Leopoldina Juvenil. Uma maiúscula campanha de doação está iniciando nos próximos dias, sob liderança das agências Global e Younner, para captar R$ 8 milhões para o Projeto de Revitalização do HPS. Com o apoio absoluto da Fundação Pró-HPS e a liderança do sr. Humberto Ruga.
A divulgação das ações e a valorização da imagem pública do HPS frutificou com nosso Face e Instagram, agregando novos seguidores a cada dia e registrando inúmeros comentários motivadores, de apoio à instituição e de reconhecimento ao trabalho e dedicação de seus bravos servidores.
No momento em que deixo a direção do HPS, agradeço a servidores, pacientes, parceiros e a esta maravilhosa rede de seguidores pela companhia nessa jornada.
No final desta semana, esta página será desativada, oportunizando que os novos gestores implantem seus projetos com o foco e a marca que julgarem mais adequados. A eles, cordiais saudações e que, acima de tudo, ajam para valorizar nosso HPS e sua gente.
Mesmo que seja uma tarefa complicada em um contexto em que se tem dificuldades de entender as dimensões da doença trauma.
Vida longa ao HPS!