Na última sexta-feira, 6 de dezembro, o presidente da ASHPS, Paulo Ricardo Oliveira, reuniu-se com a deputada Fernanda Melchionna (PSOL/RS) e a diretoria-geral do HPS, Tatiana Breyer, para iniciar a discussão acerca da implementação dos recursos de 2 milhões de reais destinados ao Hospital via emenda parlamentar.
O HPS recebe pacientes de todo Estado e apresenta demanda crescente, não apenas no atendimento de saúde como em assistência social. A precariedade das instalações e falta de funcionários expõe a situação alarmante do Hospital, com destaque para a falta de leitos, sobrecarga de trabalho por falta de servidores e problemas graves de infraetsrutura.
“É nítido que a situação a cada dia está pior no HPS diante do desmonte e terceirização de vários setores (segurança, portaria, administrativo, auxiliares de farmácia, nutrição) e que quer ser ampliada pela Prefeitura de Marchezan! Há um projeto de desmantelamento do Hospital para abrir portas para terceirização da gestão da saúde pública do Hospital Pronto Socorro! Nossa emenda parlamentar visa ajudar a solucionar parte das emergências de infraestrutura do HPS”, disse Fernanda Melchionna.
Como medidas mais urgentes foram apontadas a construção de mais leitos, a reorganização e ampliação de setores como internação pediátrica, UTI no terceiro andar, reforma das enfermarias, unidade de interação neurológica e nova unidade de UTI de queimados.