10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio e nós da ASHPS viemos te lembrar que profissionais da saúde também podem precisar, não tenha medo de pedir ajuda! A partir dessa data, surgiu a campanha Setembro Amarelo que busca trabalhar a importância do cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio ao longo do mês.
Uma pesquisa divulgada em 2022 e realizada durante a pandemia da Covid-19 em países da América Latina, entre eles o Brasil, apontou que entre 5% e 15% dos profissionais de saúde entrevistados pensaram em cometer suicídio. Outra pesquisa, essa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) mostrou que 36% dos 916 profissionais de saúde que atuaram na linha de frente da pandemia e foram acompanhados, possuíam pelo menos um distúrbio mental: ansiedade (43%), depressão (40%), insônia (61%) e estresse pós-traumático (36%). Apesar das pesquisas não apontarem a realidade específica de Porto Alegre ou de municipários/as que atuam na Saúde, sabemos que essa realidade se repete no HPS e em todos os outros locais que nós e nossos colegas trabalham.
De hoje em diante, ao longo do mês, faremos publicações acerca do tema com foco nos profissionais de saúde. Se tu te identificou com algo que leu aqui, já sentiu ou sente sua saúde mental adoecida, mas não procurou ajuda por falta de tempo, por medo, ou por qualquer outro motivo, conte com a gente.
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, garantindo total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Basta acessar www.cvv.org.br/quero-conversar/ ou ligar 188. Se preferir, procure a Associação que te orientamos e também garantimos o sigilo. Na ASHPS temos convênio com profissionais de saúde mental que podem te auxiliar.