O envelhecimento é um processo a que todo ser vivo está sujeito com o avançar da idade, tendo como consequências diversas alterações que podem ser perceptíveis ou não.
A pele é constantemente exposta a vários fatores de estresse exógenos e endógenos (xenobióticos) que produzem espécies reativas de oxigênio (ROS). Embora a pele possua uma série de mecanismos de defesa para neutralizar espécies reativas de oxigênio, a exposição aumentada e contínua a estas pode resultar em estresse oxidativo, conduzindo a muitas doenças da pele, incluindo doenças inflamatórias, desordens de pigmentação, alguns tipos de malignidade cutânea e ao envelhecimento precoce.
A melhor estratégia de prevenção contra a ação nociva dos radicais livres é um estilo de vida equilibrado que inclui a restrição calórica, cuidados com o corpo e exercício físico, baixos níveis de estresse e uma dieta nutricional balanceada, incluindo alimentos ricos em antioxidantes.
Antioxidantes como carotenoides, tocoferois e flavonoides, vitaminas (A, C, D e E), ácidos graxos ômega-3, substâncias antiglicantes, algumas proteínas e lactobacilos têm sido referidos como agentes capazes de promover a saúde e a beleza cutânea.
FALE COM SUA NUTRICIONISTA E INICIE UMA DIETA ANTIOXIDANTE, ANTIENVELHECIMENTO.
Ana Gabriela Dresch é nutricionista parceira da ASHPS.
Agende uma consulta para tirar suas dúvidas:
(51) 99267-1907