O atendimento online é uma modalidade de psicoterapia reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 2018. Ele segue a mesma dinâmica do atendimento presencial. Assim, são resguardadas questões éticas relacionadas ao sigilo e confidencialidade das informações, bem como garantido o tempo de duração e frequência dos atendimentos.
Como funciona o Atendimento Online?
Os atendimentos online são agendados previamente com o terapeuta e são realizados através de chamadas de vídeo em aplicativos como WhattsApp ou Skype.
Para respeitar e seguir todas as premissas profissionais, é importante que tanto paciente quanto terapeuta criem um espaço tranquilo para a terapia, no qual estejam sozinhos e sintam-se confortáveis. Se estiver com outras pessoas, para que você esteja mais à vontade, recomendamos que reserve um ambiente no qual sinta-se confortável para sua sessão de terapia, também é possível usar fones de ouvido para isolamento acústico.
Além disso, outra ferramenta importante para o atendimento é ter conexão de internet ativa (wi-fi ou 3G, se você usar o celular), durante o tempo da sessão. Em casos de ausência de sinal de internet, o atendimento pode ser realizado via chamada telefônica também.
Vivemos uma pandemia e é necessário olharmos com atenção para a nossa saúde mental. Em tempos difíceis, emoções e angústias podem ser intensificadas. É importante cuidar dos outros, mas cuidar de si também torna-se fundamental neste momento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o CFP recomendam que devido ao COVID-19, os atendimentos psicológicos passem a ser realizados na modalidade online, visando garantir o máximo de afastamento social. Nos colocamos à disposição para o agendamento de horários de atendimento e quaisquer dúvidas relacionadas à eles.
Ana Carolina Tittoni da Silveira- Psicóloga CRP 07/30359
Cuidando de Quem Cuida é um projeto realizado por um grupo de psicólogas. Para agendar consultas e solicitar encaminhamento, entre em contato com a Elisa Consiglio: (51) 99305-5886