Na tarde da terça-feira (15/08), a Associação dos Servidores e Servidoras do Hospital de Pronto-Socorro - ASHPS recebeu o vereador Roberto Robaina (PSOL) para fiscalizar pontos críticos do hospital. O foco da fiscalização se concentrou nas salas vermelha e amarela da emergência, mas também houve verificação dos pontos em que costumam ocorrer goteiras.
O ponto mais crítico encontra-se na sala vermelha que há dois meses possui um odor insuportável no box 1, que, ao que tudo indica trata-se de um roedor em decomposição, pois o hospital foi submetido recentemente a uma desratização. Existem também muitas moscas no local, o que causa, além dos riscos sanitários, transtornos aos pacientes e profissionais, pois estão justamente no box mais completo para casos de parada cardiorrespiratória. Dentro dos focos de luz foram encontrados ninhos de rato e fezes dos animais.
Segundo servidores do HPS, a manutenção informou a necessidade de remover o "dry wall" (parede em que supostamente encontra-se esse foco de putrefação). A ASHPS já havia notificado a direção-geral do hospital através de ofício e o retorno foi de que não encontraram nada, porém nada foi realizado para mudar a situação. (Notícia pode ser conferida aqui: https://ashps.com.br/detalhe-blog/ashps-cobra-direcao-por-cheiro-de-bicho-morto-na-sala-vermelha)
Na saída da sala amarela, encontra-se uma saída de esgoto que transbordou na última chuva. Um enfermeiro da sala vermelha relatou que o mesmo ocorre lá quando há temporais, devido a um vazamento próximo ao box 1.
O vereador também ficou a par sobre as cadeiras de rodas e macas que estão estragadas e espalhadas pelo hospital, e também sobre os modelos de cadeiras inadequados aos mais diversos tipos de fratura dos pacientes atendidos.
Roberto Robaina é o vereador que mais destinou emendas parlamentares no ano de 2022 ao HPS e já garantiu para a Associação a destinação de mais recursos. A diretoria da ASHPS seguirá fiscalizando, denunciando e cobrando as melhorias no hospital.